Washington, 9 mai (EFE).- A queda na temperatura e o aumento da umidade deram uma ajuda hoje aos mais de 4.

200 bombeiros que lutam contra um incêndio em Santa Bárbara, no estado da Califórnia, que mantém fora de suas casas cerca de 30.500 pessoas.

Graças à melhora do tempo, durante as últimas horas os bombeiros conseguiram conter 30% do incêndio, contra 10% que tinham conseguido ontem.

O fogo, que começou na terça-feira, queimou já mais de 3.500 hectares e destruiu 80 casas, informou hoje o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

O Centro Meteorológico Nacional trouxe boas notícias, ao prever que a umidade nas colinas que cercam Santa Bárbara será muito mais elevada hoje, graças à entrada de uma brisa marinha.

Ao mesmo tempo, a temperatura deve ficar perto dos 20 graus, significativamente mais baixa se comparada aos mais de 30 graus dos dias anteriores.

A combinação de calor seco com ventos fortes estimulou o incêndio, de origem ainda desconhecido, que ainda ameaça 3.500 residências e 100 prédios comerciais.

Mais de 4.200 pessoas combatem o fogo, incluindo quase 500 equipes de bombeiros e dez helicópteros, segundo o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, que estima o custo da operação em US$ 4,3 milhões.

Segunda-feira, a meteorologia se voltará de novo contra os bombeiros, pois se prevê que os ventos secos ganhem força.

Apesar da melhora nas condições, as autoridades mantêm a ordem de evacuação para 30.500 pessoas e já avisaram a outras 23 mil que podem ter que deixar suas casas de forma imediata. EFE cma/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.