Tempo e paciência estão se esgotando, dizem EUA sobre Irã

Washington, 23 fev (EFE).- O Governo dos Estados Unidos alertou hoje que seu tempo e sua paciência, assim como os de seus parceiros internacionais, estão se esgotando diante da recusa do Irã em cumprir suas obrigações em matéria nuclear e a aceitar sua oferta.

EFE |

"É evidente que as declarações e afirmações contínuas feitas no Irã demonstram que eles não têm nenhum interesse em criar a confiança na comunidade internacional de que seu programa nuclear tem fins pacíficos", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em sua entrevista coletiva diária.

Segundo os EUA, caso o Irã continue dando passos contra essa exigência dos outros países e tentando evadir de suas responsabilidades, isso "terá consequências".

Gibbs lembrou que as últimas declarações do Governo americano e de outros países, como a Rússia, seguiam no sentido de que "o tempo e a paciência está se esgotando".

O Irã anunciou recentemente o início do processo de enriquecimento de urânio a 20% na usina nuclear de Natanz.

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) expressou em um relatório sua preocupação com a possível dimensão militar da controvertido programa nuclear iraniano.

Há uma semana, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, general James Jones, afirmou que os EUA apresentarão "neste mês" novas sanções contra o Irã ao Conselho de Segurança da ONU. EFE cae/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG