Tempestades na Califórnia desalojam centenas de moradores

Por Steve Gorman e Dan Whitcomb LOS ANGELES (Reuters) - Autoridades da Califórnia determinaram nesta quarta-feira a desocupação de 750 casas próximas a morros, temendo que a terceira em uma série de violentas tempestades cause inundações e deslizamentos.

Reuters |

As casas ameaçadas ficam nos subúrbios ao norte de Los Angeles, junto a morros íngremes e cânions desmatados por causa dos incêndios florestais de meados de 2009, e saturados pelas fortes chuvas de duas tempestades anteriores nesta semana.

As autoridades disseram que a maioria dos moradores está cumprindo a ordem de desocupação, enquanto técnicos empilham sacos de areia em ruas vulneráveis e usam escavadeiras para limpar a lama e as rochas que encheram as valas projetadas para escoar a água dos cânions.

Mas alguns proprietários disseram ter assinado formulários pelos quais as autoridades se isentam de responsabilidade e os autorizam a permanecer, ao menos por enquanto.

Jack Wunderlich, de 77 anos, disse que o fato de sua mulher estar acamada pesou na sua decisão de ficar, pois sair seria "como transferir um hospital".

Mas o xerife-adjunto Edwin Roberts afirmou que, em caso de enxurrada, pode ser tarde demais para mudar de ideia.

"Digamos que (o morro) comece a descer, e eles decidam partir - não vão conseguir. Quinze centímetros de água podem fazer com que você não consiga ficar em pé neste tipo de inclinação", explicou.

Enquanto isso, a empresa elétrica Southern California Edison disse estar trabalhando para restaurar o abastecimento energético a mais de 7.000 clientes afetados pela tempestade de terça-feira.

A previsão é de que a tempestade de quarta-feira seja ainda pior, com ventos de até 130 quilômetros por hora e 130 milímetros de precipitação.

"Com as duas primeiras tempestades (desta semana) tivemos sorte", disse Bill Patzert, climatologista do Laboratório de Propulsão a Jato, ao jornal Los Angeles Times. "Na segunda-feira levamos um 'jab' de direita, na terça-feira levamos um 'jab' de esquerda, na quarta-feira podemos levar um soco no queixo".

As duas tempestades da semana já causaram danos em residências de Long Beach e San Pedro, perto de Los Angeles, e as autoridades disseram que duas pessoas morreram, inclusive um rapaz de 21 anos esmagado por uma árvore enquanto dormia.

Na terça-feira, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tornado para Los Angeles e o Condado de Orange, algo raro no habitualmente ensolarado sul da Califórnia.

Uma quarta tempestade está prevista para quinta-feira.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG