Tempestade tropical "Tomas" se transforma em furacão no Caribe

Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas, nas Pequenas Antilhas, estão em alerta

EFE |

A tempestade tropical "Tomas" se transformou neste sábado no 12º furacão da temporada do Atlântico ao aumentar seus ventos máximos para 120 km/h, informaram meteorologistas americanos. "Tomas" ameaça Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas nas Pequenas Antilhas, que estão em alerta pela proximidade do furacão, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O furacão é de categoria um (de no máximo cinco) na escala Saffir-Simpson, mas, de acordo com o NHC, continuará se fortalecendo nas próximas horas. "Tomas", que como tempestade causou danos em Barbados, está a 65 quilômetros de Santa Lúcia e a 55 quilômetros de São Vincente e Granadinas. Na tarde deste sábado, deve se deslocar em direção oeste-noroeste a 24 km/h e, nesta trajetória, o olho do furacão passará perto de Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas e entrará no mar do caribe oriental à noite.

Foi emitido um aviso de furacão para São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia. Está vigente um aviso de tempestade tropical para Barbados, Martinica, Trinidad e Tobago e Granada. As chuvas que acompanham o furacão causarão ressacas e inundações, advertiu o NHC.

    Leia tudo sobre: tempestadefuracãoTomasCaribe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG