Tempestade tropical se forma no Caribe e pode virar furacão

(atualiza com formação de tempestade tropical) Miami, 25 ago (EFE).- A sétima tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico se formou hoje no Caribe com ameaça de se transformar em furacão e, por isso, República Dominicana e Haiti estão em alerta, informou uma fonte oficial.

EFE |

"Gustav" tem ventos máximos sustentados de 95 km/h e está previsto um fortalecimento nas próximas 24 horas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em sue boletim das 15h (Brasília), o NHC afirma que a tempestade "pode se transformar em um furacão antes de chegar ao continente".

A República Dominicana emitiu um aviso de furacão (passagem em 24 horas) desde o oeste de Santo Domingo até a fronteira sul com o Haiti.

O Haiti pôs em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) desde a fronteira com a República Dominicana até Porto Príncipe.

O olho de "Gustav" estava localizado a essa hora próximo à latitude 15,8 graus norte e longitude 70,5 graus oeste, a 365 quilômetros a sudeste de Porto Príncipe, no Haiti.

O sistema se desloca em direção a noroeste a 22 km/h. Seguindo essa rota, o centro da tempestade se movimentará próximo ou sobre o sudoeste do Haiti na terça-feira.

O NHC, com sede em Miami, informou que "Gustav" pode gerar fortes chuvas sobre República Dominica e Haiti, países que foram castigados na semana passada pela tempestade "Fay". EFE sob/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG