Gustav continua causando fortes chuvas no Haiti - Mundo - iG" /

Tempestade tropical Gustav continua causando fortes chuvas no Haiti

Miami, 27 ago (EFE).- A tempestade tropical Gustav continua hoje causando fortes chuvas no Haiti, voltará a ganhar força e se tornará mais uma vez um furacão em seu avanço em direção a Cuba e à Jamaica, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, na sigla em inglês).

EFE |

Em seu boletim das 9h (horário de Brasília), o NHC explicou que continua em vigor um aviso de tempestade tropical sobre o Haiti e a costa oeste da República Dominicana, assim como um alerta de furacão para a Jamaica e as províncias cubanas de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma.

O "Gustav" se movimenta muito lentamente com velocidade de 7 quilômetros por hora, e espera-se que ao longo do dia gire em direção oeste e aumente gradualmente sua intensidade até se tornar um furacão de categoria 1 ou 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Os ventos de "Gustav" diminuíram sua velocidade para 95 quilômetros por hora, mas recuperarão intensidade ao longo do dia de hoje.

Naquele momento, o olho de "Gustav" estava na latitude 18,8 graus norte e na longitude 73,7 oeste, a 150 quilômetros de Porto Príncipe e a 295 quilômetros a sudeste de Guantánamo (Cuba).

"Gustav" chegou ao Haiti na terça-feira com ventos de 150 quilômetros por hora e causou chuvas torrenciais nas últimas 24 horas, algo que aconteceu com menos intensidade na República Dominicana.

Nesta temporada de furacões, já se formaram sete tempestades tropicais e três ciclones, inclusive "Gustav".

Meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera americana (NOAA, em inglês) previram que esta temporada será bastante ativa, com a formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam se transformar em furacões. EFE esc/wr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG