Fay se forma perto da República Dominicana - Mundo - iG" /

Tempestade tropical Fay se forma perto da República Dominicana

Miami, 15 ago (EFE) - Fay, a sexta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, se formou hoje perto da República Dominicana, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

O Governo da República Dominicana emitiu um alerta de tempestade (passagem do sistema em 24 horas) para a costa norte e sul, enquanto no Haiti vigora um aviso para a costa norte.

Cuba também emitiu um aviso de tempestade para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Granma, e um alerta de tempestade (passagem em 36 horas) para as províncias de Holguín e Las Tunas.

A previsão do NHC de três dias coloca "Fay" se dirigindo ao sul do estado da Flórida (Estados Unidos), pelo que as autoridades locais recomendaram hoje aos residentes tomar as medidas necessárias para se proteger caso a tempestade continue nessa rota.

O centro de "Fay" se achava, às 18h (em Brasília), perto da latitude 18,5 graus norte e longitude 69,4 graus oeste, 55 quilômetros ao leste de Santo Domingo e 635 quilômetros ao sudeste de Guantánamo, em Cuba.

A tempestade tem ventos máximos sustentados de 65 km/h e se desloca rumo ao oeste a 22 km/h.

O fenômeno deve fazer um giro a oés-noroeste no sábado e nessa trajetória o centro da tempestade cruzará a República Dominicana e o Haiti entre hoje à noite e amanhã.

O vórtice passará perto ou sobre o leste de Cuba no sábado à noite e domingo.

O NHC prevê que a tempestade trará chuvas intensas que causarão deslizamentos de terra e provocarão fortes ressacas.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) indicou em sua previsão atualizada de agosto que a temporada atlântica registrará uma maior atividade este ano com a formação de entre 14 e 18 tempestades tropicais, das quais entre sete a dez se transformariam em furacões.

Desses furacões, entre três e seis teriam ventos superiores aos 178 km/h, ou seja, ciclones de categoria três, uma das maiores na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai de um a cinco.

Até o momento, foram formadas seis tempestades, incluindo "Fay", e dois furacões. EFE so/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG