MIAMI - A tempestade tropical Edouard chegou com força ao litoral do Texas, sul dos Estados Unidos, na manhã desta terça-feira, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Impulsionada por ventos de 100 km/h, a tempestade tocou em terra por volta das 9h (horário de brasília), informou o CNH.


Imagem de satélite mostra "Edouard" perto da costa americana / AP

O "Edouard", a quinta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico de 2008, tem 25% de chance de chegar à velocidade de um furacão, de 119 quilômetros por hora.

A tempestade pode causar acúmulo de chuvas de até 13 centímetros nas regiões costeiras de Louisiana e de até 25 centímetros em algumas partes do sudeste do Texas, segundo os meteorologistas norte-americanos.

O governador do Texas, Rick Perry, declarou 17 condados áreas de desastre e mobilizou cerca de 1.200 integrantes da Guarda Nacional. Em Louisiana, o governador Bobby Jindal declarou alerta de emergência em todo o Estado.

É possível que ocorram tornados isolados.

Apesar do oeste de Galveston poder ter algumas enchentes, as autoridades não ordenaram o esvaziamento da área.

'Nossas maiores preocupações agora são as quedas de energia e as enchentes nas ruas', disse Mark Sloan, coordenador de emergência do condado de Harris. 'Mas não deve ser um problema muito grande para nós'.

Leia mais sobre tempestade tropical

* Com AFP e EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.