Miami, 18 jul (EFE).- A tempestade tropical Bertha se transformou hoje novamente em furacão, com seus ventos máximos sustentados alcançando os 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

"O 'Bertha' deve se enfraquecer lentamente nos próximos dois dias e começar a perder as características tropicais no sábado", indicou o NHC no boletim das 18h (em Brasília).

O olho do furacão estava localizado a essa hora perto da latitude 37,6 graus norte e longitude 50,6 graus oeste, 1.035 quilômetros ao su-sudeste de Cape Race, Terranova.

O furacão de categoria um, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de cinco, se desloca rapidamente a 35 km/h rumo ao nordeste.

O "Bertha" foi qualificado pelos meteorologistas como o sistema mais duradouro de julho desde que se tem registro.

Na temporada atlântica de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas duas tempestades tropicais, "Arthur" e "Bertha", esta última transformada no primeiro ciclone da temporada.

Os meteorologistas disseram que a temporada será "ligeiramente mais ativa" do que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE so/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.