Tempestade tropical Fay atingirá costa dos EUA na manhã de terça-feira

A tempestade tropical Fay avançava na noite desta segunda-feira em direção à costa oeste da Flórida (sudeste dos Estados Unidos), e pode se transformar em furacão antes de atingir o território americano nas primeiras horas de terça-feira, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

AFP |

Um alerta de furacão foi divulgado para toda a costa sudoeste da Flórida, desde Flamingo, no extremo sul da península, até a ilha de Anna Maria, no centro, em frente à baía de Tampa.

"As precauções para proteger a vida e a propriedade devem ser tomadas", afirma o NHC.

Em Miami, a proximidade do centro da tempestade provocou chuvas torrenciais com muitos ventos, com o risco de inundações.

Nas regiões mais baixas do sul da Flórida, as marés e o acúmulo de água levaram as autoridades a recomendar a evacuação de algumas áreas. Algumas cidades ficaram sem energia por causa do mau tempo.

Às 23H00 locais, o centro da tempestade Fay estava a 95 quilômetros da cidade de Naples, na Flórida, por onde deve penetrar no território.

"O centro (da tempestade Fay) cruzará a costa do sudeste da Flórida na manhã de terça-feira e atravessará a península durante o dia e até a noite de terça", informou o centro de furacões.

A tempestade avança a 15 km/h com ventos de até 95 km/h, e há a previsão de que se fortaleça nas próximas horas, podendo se transformar em furacão, ainda segundo o NHC. Para isso, os ventos da tempestade devem superar os 119 km/h.

Fay, que deixou um balanço de pelo menos 40 mortos em sua passagem por Cuba, Haiti e República Dominicana, é a sexta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico norte, entre 1º de junho e 30 de novembro.


Fay passa por Cuba e segue para a Flórida / AP


Leia mais sobre Fay

    Leia tudo sobre: tempestade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG