MIAMI (Reuters) - A tempestade tropical Claudette, a terceira da temporada de furações no Atlântico, se formou no leste do Golfo do México neste domingo e deve chegar em terra dentro de algumas horas na Flórida. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade estava a Leste da maior concentração de plataformas de energia do país.

Outras tempestades tropicais, Ana e Bill, avançaram em direção às ilhas caribenhas neste domingo.

Comerciantes de energia acompanham atentamente as tempestades no Golfo do México, onde está instalada quase a metade das refinarias dos Estados Unidos, um quarto da produção de petróleo e 15 por cento da produção de gás natural do país.

As pequenas ilhas no leste caribenho estão sob alerta de uma possível chegada de dois ciclones dentro de dias.

Ana, uma tempestade tropical com ventos de 64 quilômetros por hora, estava a cerca de 690 quilômetros das Ilhas Leeward, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. A tempestade deve atingir as ilhas no início desta segunda-feira.

A tempestade Ana não deve se tornar um furacão nos próximos cinco dias, mas está em um caminho que poderia chegar ao Haiti e a Cuba, que já enfrentou três furacões no último ano.

A maior ameaça pode vir da tempestade Bill, que deve avançar para a categoria 3 de furacões, com ventos de mais de 177 quilômetros por hora, até sexta-feira. Os furacões da categoria 3,4 e 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson são os mais destrutivos.

(Reportagem de Jim Loney)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.