Paloma pode virar furacão em 12 horas - Mundo - iG" /

Tempestade Paloma pode virar furacão em 12 horas

HAVANA - A tempestade tropical Paloma, que se formou hoje no Caribe e se dirige em direção a Cuba, pode virar um furacão dentro das próximas 12 horas, alertou o Instituto de Meteorologia da ilha.

EFE |

No momento, o fenômeno meteorológico se desloca com ventos máximos constantes de 100 km/h e rajadas aindas mais fortes.

Se a força dos ventos chegar a 119 km/h, a tempestade terá virado um furacão de categoria 1, segundo a escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5.

O último "aviso de ciclone" do Instituto de Meteorologia de Cuba diz que "Paloma", a 16ª tempestade na atual temporada de furacões do Atlântico, representa uma "ameaça em potencial" para as províncias dos leste e do centro da ilha, principalmente entre domingo e segunda-feira.

As autoridades já se mobilizam para garantir "a proteção da população e dos recursos econômicos em áreas de risco, com ênfase nas pessoas e instalações afetadas pela passagem recente dos furacões" "Gustav" e "Ike", disse a Defesa Civil em um comunicado.

Segundo o Instituto de Meteorologia de Cuba, entre as próximas 12 e 24 horas, a tempestade "Paloma" vai ganhar "um pouco mais de intensidade", podendo se "transformar em furacão ao longo desta noite ou na próxima madrugada". EFE am/sc

    Leia tudo sobre: paloma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG