Paloma ameaça se transformar em furacão amanhã e atingir Cuba - Mundo - iG" /

Tempestade Paloma ameaça se transformar em furacão amanhã e atingir Cuba

Miami, 6 nov (EFE).- Tempestade Paloma, a 16ª tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, poderia se transformar em ciclone amanhã e ameaça atingir Cuba, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

EFE |

O fenômeno meteorológico se formou na última quarta perto da fronteira entre Nicarágua e Honduras, países que estão sob alerta, e ameaça atingir Cuba, segundo um provável padrão de trajetória do NHC, com sede em Miami.

O NHC afirmou em seu boletim das 10h (horário de Brasília) de hoje que o sistema apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h e "se espera que se fortaleça nas próximas 48 horas, o que fará com que possa se transformar em furacão".

Uma tempestade tropical se transforma em ciclone quando seus ventos máximos sustentados alcançam 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

Permanece vigente uma vigilância de tempestade tropical (passagem do sistema em 36 horas) desde Puerto Cabezas (Nicarágua) para o norte até Limón (Honduras).

O centro da tempestade tropical estava a esta hora nas proximidades da latitude 15,3 graus norte e longitude 82,2 graus oeste, a 115 quilômetros a leste-nordeste do cabo Gracias a Dios, na fronteira entre Nicarágua e Honduras.

O sistema se desloca em direção a norte-noroeste a 7 km/h e se espera que mantenha esta trajetória esta noite com um giro progressivo para o norte amanhã, sexta-feira.

Na atual temporada de furacões no Atlântico, que começou no dia primeiro de junho e encerra em 30 de novembro, se formaram 16 tempestades tropicais e sete furacões.

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos previram que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam chegar a se transformar em furacões. EFE emi/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG