Marco pode ganhar força e virar furacão antes de tocar em terra - Mundo - iG" /

Tempestade Marco pode ganhar força e virar furacão antes de tocar em terra

Miami, 7 out (EFE).- A tempestade tropical Marco se encaminha para ganhar força hoje na Baía de Campeche, no Golfo do México, e poderia se transformar em furacão antes de seu centro tocar em terra, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

EFE |

"Marco" se movimenta lentamente a 13 quilômetros por hora próximo do litoral da Baía de Campeche com ventos máximos sustentados de 100 quilômetros por hora e espera-se que toque em terra ainda hoje.

O Governo do México mantém o alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde o sul de Cabo Rojo até Veracruz e um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) desde Cabo Rojo até Punta El Lagarto, informou o NHC.

Em seu boletim das 9h (horário de Brasília), o NHC indicou que prevê o fortalecimento de "Marco" e inclusive que seus ventos superem 119 quilômetros por hora, velocidade com a qual se transformaria em furacão de categoria 1.

Uma tempestade tropical se transforma em furacão de categoria 1, a menor na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5, quando seus ventos máximos sustentados alcançam 119 quilômetros por hora.

Naquele momento, "Marco", a 13ª tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico, estava na latitude 20,2 graus norte e na longitude 96,5 graus oeste, a 125 quilômetros a sudeste de Tuxpan (México).

Na atual temporada de ciclones no Atlântico, que começou em primeiro de junho e termina em 30 de novembro, já se formaram 13 tempestades tropicais, inclusive "Marco", e seis furacões. EFE esc/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG