Kalmaegi chega à China após evacuação de 360 mil pessoas - Mundo - iG" /

Tempestade Kalmaegi chega à China após evacuação de 360 mil pessoas

(Atualiza com chegada à China da tempestade) Xangai, 18 jul (EFE).- A tempestade Kalmaegi atingiu terra hoje no sudeste do litoral da China, com ventos de até 90 km/h, após ter obrigado a evacuação de 360 mil pessoas e de ter deixado sete mortos na ilha de Taiwan.

EFE |

A agência oficial "Xinhua" confirmou hoje que o tufão atingiu terra na localidade de Changchun, no condado de Xiapu, no litoral da província sudeste de Fujian, às 18h10 (7h10 de Brasília), segundo dados da estação meteorológica provincial.

Diante de sua chegada, em Zhejiang, situada ao sul de Xangai, foram evacuadas cerca de 180 mil pessoas e ordenado o retorno à costa de 26 mil barcos pesqueiros. Em Fujian, também foram 180 mil as pessoas evacuadas (150 mil delas marinheiros e outros 30 mil trabalhadores do litoral), com o retorno de 35 mil embarcações.

As autoridades marítimas, pesqueiras e de controle de inundações de Xangai, Zhejiang, e Fujian estão em alerta desde a manhã.

A tempestade está neste momento entre Fujian e Zhejiang, como mostra uma fotografia de satélite das 19h25 (8h25 de Brasília), publicada no site do Centro Nacional de Meteorologia chinês.

Em Xangai, por enquanto, o céu permanece apenas parcialmente nublado, mas se esperam chuvas para as próximas horas.

Em Taiwan, o "Kalmaegi" produziu 157 inundações, e em uma delas uma aldeia inteira ficou submergida, além de ter causado cortes no fornecimento de água a 680 mil famílias e vários deslizamentos de terra, segundo esta última fonte.

As perdas econômicas em Taiwan sobem para 1,8 milhão de euro (US$ 2,9 milhões) em colheitas e cerca de 630.000 euros (quase US$ 1 milhão) em pecuária, segundo dados do Conselho de Agricultura taiuanês. EFE jad/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG