Hanna se aproxima das Bahamas; furacão Ike perde força - Mundo - iG" /

Tempestade Hanna se aproxima das Bahamas; furacão Ike perde força

Miami, 4 set (EFE).- A tempestade tropical Hanna se aproxima do arquipélago das Bahamas com ventos máximos de 100 km/h, ao passo que o furacão Ike continua perdendo intensidade em águas abertas do Atlântico.

EFE |

O olho de "Hanna" passará hoje pelas Bahamas e estará muito perto do litoral sudeste americano na sexta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em seu boletim das 18h (de Brasília).

Os meteorologistas prevêem que a tempestade se fortalecerá ligeiramente antes de tocar terra e que possivelmente se transformará em um furacão.

A "Hanna" se desloca rumo a noroeste a 22 km/h e causará fortes chuvas sobre o norte das Bahamas e no leste dos estados americanos da Carolina do Norte e Carolina do Sul.

No Haiti, a tempestade causou inundações que deixaram pelo menos 90 mortos, segundo as autoridades locais.

Por conta de sua aproximação, entrou em vigor um aviso de tempestade (passagem da mesma em 24 horas) para o centro e o noroeste das Bahamas.

Além disso, continua vigorando um alerta de furacão (passagem em 36 horas) do norte de Edisto Beach, na Carolina do Sul, até Ocracoke, na Carolina do Norte, e uma vigilância de tempestade de Edisto até Altamaha Sound, na Geórgia.

Enquanto isso, o furacão "Ike" continua perdendo força. Nas últimas horas, seus ventos caíram de 220 km/h para 215 km/h.

No entanto, o fenômeno ainda é "extremamente perigoso", já que continua sendo um ciclone de categoria 4.

De acordo com o NHC, o "Ike" perderá mais força nas próximas 24 ou 48 horas, podendo virar um furacão de categoria 3.

No momento, o potente ciclone continua sua rota por águas abertas do centro do Atlântico, de modo que "ainda é cedo para determinar quais territórios serão eventualmente atingidos" pelo ciclone.

No entanto, especialistas do NHC advertiram que as Bahamas e as ilhas Turks e Caicos devem acompanhar o desenvolvimento do "Ike".

Quanto à tempestade "Josephine", o NHC informou que seus ventos caíram de 85 para 75 km/h.

Segundo o último boletim, a tempestade está ao oeste das ilhas de Cabo Verde, no continente africano, e se desloca rumo ao oés-noroeste a 17 km/h. EFE sob/rb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG