Gustav pode se transformar de novo em furacão - Mundo - iG" /

Tempestade Gustav pode se transformar de novo em furacão

HAVANA - A tempestade tropical Gustav pode se transformar de novo em furacão ainda hoje e se aproximar, amanhã, do extremo oeste de Cuba, após passar pela Jamaica, advertiu o Instituto de Meteorologia cubano.

EFE |

O ciclone já teve ventos com força de furacão na terça-feira, ao passar sobre o oeste da ilha La Española, e causou 19 mortes no Haiti e 8 na República Dominicana.

"'Gustav' poderia intensificar-se mais, chegando à categoria de furacão hoje e adquirindo maior intensidade em sua trajetória ao oeste-noroeste", informou o instituto.

Por isso, há um alerta em vigor às províncias de Pinar del Río, Havana e Cidade de Havana, assim como ao município especial da Isla de la Juventud, diz o último relatório do órgão.

"A intensidade de seus ventos máximos sustentados aumentou até 110 km/h, com seqüências superiores", acrescenta o boletim emitido às 12h (13h em Brasília).

Um ciclone é considerado furacão quando seus ventos máximos sustentados passam de 119 km/h.

Às 12h (13h em Brasília), o centro de "Gustav" estava em 17,9 graus de latitude norte e 76,0 de longitude oeste, 255 quilômetros ao leste de Punta Negril (Jamaica) e 275 quilômetros ao sudeste de Cabo Cruz (Granma).

Segundo o último aviso de ciclone emitido pelo instituto, durante a manhã "Gustav" se movimentou em direção ao oeste cerca de 7 km/h.

Leia mais sobre Gustav

    Leia tudo sobre: furacão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG