Edouard começa a afetar costa da Louisiana - Mundo - iG" /

Tempestade Edouard começa a afetar costa da Louisiana

Miami, 4 ago (EFE).- A tempestade Edouard, que ameaça se transformar em furacão, começou hoje a afetar a costa da Louisiana e está gerando fortes chuvas na região, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

EFE |

"Embora 'Edouard' não tenha se fortalecido ainda, está melhor organizado e espera-se que esteja muito perto da força de um furacão quando alcance a costa amanhã", informou o NHC em seu boletim das 18h (Brasília) de hoje.

A tempestade tem ventos máximos sustentados de 75 km/ h, com rajadas mais fortes.

O olho de "Edouard" estava a essa hora próximo a latitude 28,3 graus norte e a longitude 91,4 graus oeste, cerca de 220 quilômetros ao sul-sudeste de Lafayette (Louisiana) e aproximadamente 350 quilômetros ao leste-sudeste de Galveston (Texas).

A tempestade se deslocava em direção a oeste a 11 km/h e espera-se que gire na noite de hoje rumo ao noroeste e "o centro deve estar muito perto da parte superior do litoral do Texas" ainda na terça-feira.

Está vigente um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) desde a desembocadura oeste do rio Mississipi até Puerto O'Connor, no Texas.

Segue também em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 36 horas) desde o oeste da Intracoastal City (Louisiana) até Puerto O'Connor.

O NHC previu que a tempestade causará fortes ressacas nas zonas sob alerta, chuvas torrenciais e é possível que se formem tornados em algumas áreas do sul da Louisiana e no litoral do Texas hoje à noite.

Meteorologistas americanos ressaltaram que a temporada, iniciada em 1º de junho e que se prolongará até 30 de novembro, será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE sob/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG