Bertha ganha força ao passar pelo Atlântico - Mundo - iG" /

Tempestade Bertha ganha força ao passar pelo Atlântico

Miami, 4 jul (EFE) - A tempestade tropical Bertha ganhou força hoje, com seus ventos alcançando os 75 km/h, enquanto se afastava das ilhas de Cabo Verde, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

O órgão, com sede em Miami, previu no boletim de 6h (em Brasília) de hoje que o sistema poderia continuar se fortalecendo de forma lenta durante os próximos dois dias.

"Bertha" se encontrava nessa hora perto da latitude 14,2 graus norte e da longitude 28,3 graus oeste, 505 quilômetros ao oés-sudoeste do arquipélago de Cabo Verde.

O centro da segunda tempestade tropical da temporada de furacões de 2008 no Atlântico se deslocava a 22 km/h em direção oés-noroeste.

Segundo projeções feitas por computadores para os próximos cinco dias, espera-se que o sistema se dirija para Bermuda ou passe muito perto da ilha.

Desde que, em 1º de junho, começou a temporada, que termina em 30 de novembro, foram formadas duas tempestades, "Arthur" e "Bertha".

A Administração Nacional dos Oceanos e a Atmosfera (NOAA), dos EUA, previu que nesta temporada se formarão entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

O NHC informou que a temporada será "ligeiramente mais ativa que o normal".

Do total de furacões previstos, entre dois e cinco teriam ventos superiores aos 178 km/h.

Grande parte da atividade é esperada para entre agosto e outubro.

EFE so/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG