Bertha ameaça se transformar novamente em furacão - Mundo - iG" /

Tempestade Bertha ameaça se transformar novamente em furacão

Miami, 14 jul (EFE) - A tempestade Bertha ganhou intensidade e ameaça se transformar de novo em um ciclone nas próximas 24 horas, enquanto seu centro se desloca pelo leste das Bermudas, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

Os ventos máximos de "Bertha" aumentaram para 110 km/h, pouco abaixo da velocidade a partir da qual se considera furacão.

Segundo o NHC em seu boletim das 18h (de Brasília), existe a chance de "Bertha" se transformar em furacão antes que os ventos mais fortes da tempestade se desloquem das Bermudas nas próximas horas.

A tempestade foi o primeiro furacão da temporada atlântica de 2008 e chegou a se transformar nos primeiros dias de julho em um poderoso ciclone de categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de cinco, com ventos de mais de 178 km/h.

Foi emitido para as Bermudas um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) e permanece em vigor um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas).

Fortes chuvas e grandes ressacas estão afetando as costas do arquipélago e, segundo previsões, estas condições devem persistir nos próximos dias.

O NHC também informou que há perigosas correntes marinhas na costa leste dos Estados Unidos, desde Carolina do Norte e do Sul até o sul de Nova Inglaterra.

Os habitantes do arquipélago das Bermudas protegeram as casas e prenderam os botes nos portos para evitar danos pela fúria da "Bertha", enquanto muitas das empresas encerraram hoje as operações para que os trabalhadores fiquem em suas residências.

O olho da "Bertha" estava localizado a essa hora perto da latitude 33 graus norte e da longitude 64,1 graus oeste, cerca de 104 quilômetros ao nordeste das Bermudas.

A tempestade aumentou a velocidade de translação e agora se movimenta a 15 km/h para o norte e deve girar para nordeste na terça-feira. EFE so/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG