Tempestade Fay castiga Cuba com chuvas fortes e ameaça a Flórida

A tempestade tropical Fay castiga com chuvas fortes as zonas orientais de Cuba e ameaça ganhar força de furacão antes de chegar à Flórida, depois de atravessar a ilha pelo centro e deixar cinco mortos na República Dominicana e no Haiti.

AFP |

No início da tarde o centro desta tempestade se localizava 125 km a oeste de Camagüey (sudeste de Havana) e 560 km a sudeste de Key West, Estados Unidos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.

Com ventos máximos de 85 km/h, Fay se desloca a 20 km/h e deve atravessar Cuba durante a madrugada desta segunda, antes de rumar para a Flórida, onde deve chegar à noite.

Na passagem de Fay pela República Dominicana, uma mulher de 34 anos morreu afogada pelo aumento de volume das águas de um rio na cidade de Higuey, 140km ao leste de Santo Domingo, onde pelo menos outras três pessoas estão desaparecidas, informou o Centro de Operações de Emergência.

Segundo o governador local, Pedro Rojas Morillo, 200 pessoas que tiveram suas casas inundadas estão abrigadas em um centro comunitário.

Fay também cruzou o Haiti, que entrou em alerta vermelho e com várias áreas debaixo d'água, onde matou uma pessoa e deixou outra desaparecida, segundo a Defesa Civil.

Essa é a sexta tempestade tropical da temporada de furacões, que se inicia em 1º de junho e se estende por seis meses.

aic/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG