Tempestade de poeira provoca cancelamento de voos na Nigéria

Lagos, 25 mar (EFE).- A tempestade de poeira que desde ontem cobre grande parte da Nigéria começa a causar transtornos no país, onde voos já foram cancelados e as autoridades preveem um aumento na busca pelos serviços de saúde.

EFE |

O fenômeno meteorológico, que deve durar vários dias, não surpreenderia se não estivesse sendo registrado na temporada de chuvas, que começou depois de fevereiro.

Em declarações à Agência Efe, Olukayode Oyesiku, professor de geografia e planejamento urbano da Universidade de Tai Solarin, no sudoeste do país, disse que a atual tempestade é um "sintoma da mudança climática" que afeta o mundo.

"O calor intenso que está fazendo agora gerou uma grande quantidade de poeira e o vapor de água que há nesta época se juntou com o pó, criando uma nuvem que dificulta a visibilidade", afirmou Oyesiku.

Por sua vez, Adeleke Adedoyin, professor e especialista em meio ambiente, disse à Efe que o fenômeno é "fruto da superexploração dos recursos naturais e da emissão de produtos químicos poluentes".

A associação de médicos particulares de Lagos também advertiu que a situação pode facilitar a transmissão de doenças como o sarampo ou a gripe, além de "afetar os asmáticos, que podem sofrer ataques com a poeira".

Por sua vez, as autoridades do país pediram aos motoristas e pilotos que tenham cuidado e avisaram que vários voos foram atrasados ou cancelados, sobretudo no norte do país. EFE da/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG