Hubble descobre carbono em planeta fora do sistema solar - Mundo - iG" /

Telescópio Hubble descobre carbono em planeta fora do sistema solar

Washington, 9 dez (EFE).- O telescópio espacial Hubble encontrou dióxido de carbono em um exoplaneta - que orbita uma estrela que não seja o Sol -, descoberta que a Nasa (agência espacial americana) classificou como um avanço na busca por elementos que favoreçam o surgimento de vida em outros mundos fora do sistema solar.

A notícia adquire ainda maior relevância devido ao fato de que tanto o "Hubble" como o telescópio espacial "Spitzer", também da Nasa, já tinham detectado vapor d'água e metano no mesmo planeta.

Um comunicado da agência espacial americana indica que o planeta no qual foram achadas moléculas de dióxido de carbono é o HD 189733b, que tem o tamanho de Júpiter mas que é tão quente que a vida como a conhecemos na Terra seria impossível nele.

No entanto, a Nasa destacou que as observações do "Hubble" demonstram que a química básica para o começo de uma atividade biológica pode ser analisa em planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol.

"Os compostos orgânicos também podem ser um subproduto de processos biológicos e sua detecção em um planeta parecido com a Terra pode algum dia ser a primeira prova de vida fora de nosso planeta", diz a nota. EFE ojl/sc