Telescópio espacial Hubble volta a transmitir imagens

O telescópio espacial Hubble conseguiu transmitir imagens de um conjunto de galáxias chamado Arp 147, após a ativação de seu sistema auxiliar, chamado lado B, por causa de uma avaria do computador principal, anunciou nesta quinta-feira a Agência Espacial Européia (ESA).

AFP |

"O telescópio Hubble voltou a funcionar com uma foto do fascinante par galático Arp 147", comemorou a ESA em um comunicado, no qual descreve os dois elementos do objeto celeste, um anel de coloração azul e um círculo com um ponto rosado no meio.

Os instrumentos científicos do Hubble entraram automaticamente em atividade restrita no dia 27 de setembro, por causa de uma grave anomalia técnica que levou a Nasa a reprogramar o sistema auxiliar (lado B), nunca antes utilizado desde o lançamento do telescópio, em 1990.

"Esta imagem demonstra que a câmera funciona perfeitamente, como antes da avaria", escreve a Agência européia.

O par galático, distante mais de 400 milhões de anos-luz, foi fotografado pelo telescópio da ESA e da agência americana entre os dias 27 e 28 de outubro.

O problema no lado A do Hubble o deixou temporariamente "cego", obrigando a agência americana a adiar em quatro meses a última missão de manutenção do telescópio, com a ajuda de um ônibus espacial.

A Nasa decidiu aproveitar para incluir a substituição da parte defeituosa na missão, a quinta em 18 anos, que dará ao Hubble uma sobrevida até 2013, data prevista para o lançamento de seu sucessor, o James Webb Space Telescope.

gcv/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG