Telescópio espacial Hubble volta a funcionar na sexta

O telescópio espacial americano Hubble, colocado automaticamente fora de serviço em 27 de setembro passado devido a um problema técnico, será reprogramado sobre seu sistema de apoio e entrará em funcionamento na próxima sexta-feira, informou a Nasa nesta terça.

AFP |

"A equipe do Hubble criou e testou um procedimento para transferir o funcionamento do telescópio do lado A, paralisado por uma avaria, para o lado B", explicou em teleconferência Jon Morse, diretor da divisão de astrofísica da Nasa, encarregado do programa.

O lado B jamais foi utilizado em 18 anos do telescópio em órbita.

"O processo de transferência começará cedo nesta quarta-feira e serão necessários dois dias para reiniciar as atividades científicas do Hubble".

"Estamos muito confiantes de que isto funcionará, e teremos sistemas de apoio integrados a cada uma das etapas desta transição", disse Art Whipple, diretor do programa Hubble.

A avaria no lado A do Hubble obrigou a agência espacial americana a adiar, em outubro, a última missão de manutenção do telescópio, a cargo dos sete astronautas do ônibus espacial Atlantis.

A Nasa decidiu aproveitar a mesma missão do Atlantis para também substituir a parte avariada do Hubble, o que levou ao adiamento do vôo espacial, já que as peças de reposição não estão prontas.

"Pensamos que na primeira ou na segunda semana de novembro teremos uma idéia melhor sobre a preparação das peças de reposição", explicou Whipple.

"Fevereiro é uma data possível (para a missão ao Hubble), mas teremos mais confiança quando testarmos as peças de reposição".

Orbitando a 575 km da Terra, o Hubble permitiu aos cientistas estimar melhor a idade e a origem do universo, observar distantes supernovas e identificar corpos dentro e fora do sistema solar.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG