ilógicas - Mundo - iG" /

Teerã diz que afirmações de Bush sobre mísseis iranianos são ilógicas

Teerã, 3 abr (EFE).- O Governo iraniano qualificou de ilógica e oportunista a declaração feita em Bucareste pelo presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, que advertiu que o Irã tenta fabricar mísseis balísticos de longo alcance que poderiam ameaçar a Europa.

"A capacidade militar iraniana é unicamente para fins defensivos e serve para a segurança e a estabilidade da região", disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Mohamad Ali Hosseini, que acusou Bush de "tentar desestabilizar o Oriente Médio".

Hosseini, citado hoje pela imprensa local, também acusou Washington de intervir nos assuntos do Oriente Médio, e assegurou que Teerã coopera na luta contra o terrorismo com seus vizinhos, especialmente a Turquia.

"A política adotada pelo Governo Bush causou o aumento da tensão e das crises políticas, econômicas e de segurança no mundo todo", afirmou o porta-voz iraniano.

Em discurso ontem em Bucareste, Bush pediu um maior apoio dos membros da Otan à luta contra a Al Qaeda no Afeganistão, e defendeu o projeto de seu país para instalar um escudo antimísseis no leste da Europa.

O presidente dos Estados Unidos considerou que esse plano, considerado "uma ameaça" pela Rússia, é necessário para combater as ameaças potenciais procedentes do Oriente Médio, especialmente o Irã. EFE fa/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG