Teste nuclear norte-coreano viola resolução da ONU - Mundo - iG" /

Taro Aso: Teste nuclear norte-coreano viola resolução da ONU

Tóquio, 25 mai (EFE).- O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, considerou hoje que o segundo teste nuclear da Coreia do Norte viola claramente as resoluções do Conselho de Segurança (CS) da ONU, entre elas a aprovada após o primeiro teste atômico de 2006.

EFE |

Aso disse que Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos buscarão dar uma resposta coordenada ao teste nuclear subterrâneo anunciado hoje pelo regime comunista, segundo decidiu em uma conversa telefônica com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.

Em declaração perante os jornalistas, o primeiro-ministro do Japão disse também que o teste da Coreia do Norte é "um grave desafio" ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que o regime comunista abandonou em 2003.

"A Coreia do Norte anunciou que realizou um teste nuclear. Se for verdade, constitui um grave desafio ao regime do TNP e portanto é absolutamente inaceitável", disse o primeiro-ministro.

"A comunidade internacional deve responder unida", opinou o governante japonês, dizendo que o Japão buscará a aprovação de uma nova resolução da ONU na reunião que realizará nesta mesma segunda-feira o CS em Nova York. EFE psh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG