Taro Aso lidera disputa para cargo de primeiro-ministro do Japão

Tóquio, 3 set (EFE).- O secretário-geral do Partido Liberal Democrático (PLD), Taro Aso, candidato para substituir Yasuo Fukuda no cargo de primeiro ministro, conta com 35,3% de apoio popular, diz uma pesquisa da agência Kyodo publicada hoje.

EFE |

O próximo primeiro-ministro do Japão será eleito em processo interno do partido do qual participarão alguns legisladores do PLD.

Outros possíveis candidatos têm um apoio claramente menor, como o ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, com 15% e que já descartou voltar a ser primeiro-ministro, ou a ex-ministra da Defesa, Yuriko Koike, com 9,2%.

Por outro lado, a pesquisa nacional realizada pela agência "Kyodo" mostrou que 38,4% dos eleitores votariam no governante PLD nas próximas eleições gerais, programadas para setembro de 2009.

O principal partido da oposição, o Partido Democrático do Japão (PD), obteve 34,9% de apoio pelos pesquisados.

Horas depois de Fukuda renunciar há dois dias, Aso já mostrou seu desejo de o substituir como presidente do PLD e, portanto, como primeiro-ministro.

Aso disputou com Fukuda o controle do PLD e o cargo de primeiro-ministro no ano passado, mas perdeu em uma eleição que foi decidida dentro do partido. EFE cej/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG