Talibãs estão ganhando terreno, diz novo comando militar dos EUA

Nova York, 1 out (EFE).- Os talibãs estão se tornando mais fortes tanto no Afeganistão e no Paquistão, disse o novo comandante militar dos Estados Unidos na região, o general David Petraeus.

EFE |

Em entrevista publicada hoje pelo jornal "The New York Times", Petraeus expressou sua confiança no compromisso do novo Governo do Paquistão com a luta contra a insurgência, após a chegada à Presidência de Ali Asif Zardari.

"O aspecto encorajador é que parece haver uma vontade por parte do Governo e as forças armadas paquistanesas de empreender o tipo de operações que são necessárias", disse.

Petraeus, o encarregado das forças dos EUA no Iraque e que a partir de 31 de outubro será o responsável de todo o Oriente Médio, Paquistão, Afeganistão e Ásia Central, assinalou que a insurgência talibã chegou a ter tanta estrutura que não podia ser derrotada apenas por meios militares.

Portanto, argumentou, terá de ser criado um plano para a reconciliação entre Governos e setores sociais que enfrentam o poder central.

"Um dos aspectos que se revelou muito importante no Iraque e que poderia ter relevância no Afeganistão é o conceito da reconciliação", disse.

Explicou que "não se pode matar ou capturar (o suficiente) a ponto de acabar com uma insurgência de dimensões tão grandes como era a do Iraque e do Afeganistão". EFE wm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG