Talibãs dizem ter derrubado avião espião dos EUA no Paquistão

Islamabad, 7 mar (EFE).- A insurgência talibã afirmou hoje que derrubou um avião americano não-tripulado que sobrevoava as áreas tribais paquistanesas, informou o canal privado Dawn.

EFE |

Segundo os fundamentalistas, o avião espião voava sobre a região tribal do Waziristão do Sul, fronteiriça com o Afeganistão, quando um grupo de talibãs abriu fogo contra o aparelho, que acabou caindo, sem deixar vítimas.

Uma fonte das administrações locais citada pelo mesmo canal deu os mesmos detalhes sobre o incidente, mas nem o porta-voz do Exército paquistanês, Athar Abbas, nem fontes de inteligência ocidental consultadas pela Agência Efe confirmaram a derrubada.

Abbas se limitou a explicar que antes já haviam "caído" em território paquistanês aviões não tripulados dos EUA, mas "sempre tinha sido devido a uma avaria mecânica".

Uma fonte dos serviços secretos paquistaneses declarou ao "Dawn" que é "muito difícil" que o avião tenha sido derrubado por fogo insurgente, pois este tipo de aparelho voa a grande altura.

Embora os ataques de aviões espiões americanos contra alvos fundamentalistas sejam frequentes nas áreas tribais paquistanesas, o Exército não costuma dar à imprensa informação sobre eles.

Desde setembro do ano passado, houve cerca de 30 ataques e "os 15 últimos foram muito bem-sucedidos", já que atingiram "importantes alvos", disse à Efe uma fonte dos serviços secretos paquistaneses (ISI). EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG