Talibãs deixam o distrito do noroeste do Paquistão

Insurgentes talibãs que haviam assumido o controle do distrito de Buner, no noroeste do Paquistão, para ampliar sua zona de controle, se retiraram da região, na qual o governo mobilizou forças adicionais, informaram neste sábado responsáveis paquistaneses.

AFP |

Os rebeldes talibãs começaram a se retirar sexta-feira de Buner, onde o governo regional prometeu apoiar um controverso acordo para reforçar a lei islâmica (sharia) apesar da pressão dos EUA para conter a influência crescente dos islamitas.

"Temos o controle total da zona e os talibãs se retiraram completamente", declarou à AFP Javed Ahmad, responsável da administração local.

Ahmad não precisou o número de talibãs que deixou o distrito, mas afirmou que todos eles voltaram à vizinha região de Swat e que a polícia paramilitar patrulha neste sábado as ruas em Buner.

Um alto responsável policial de Buner, Rasheed Jan, afirmou que 300 talibãs haviam partido, mas que membros locais dos talibãs continuam na região apesar da presença das forças extras do governo.

"Há entre 250 e 300 soldados mobilizados em diferentes postos de controle em Buner", declarou à AFP.

O principal porta-voz dos talibãs na região confirmou que todos os insurgentes que haviam avançado até Buner voltaram para Swat.

"Não sei o número exato de meus homens que deixou a região, mas todos subiram em 15 veículos para voltar a Swat", afirmou Muslim Jan.

O porta-voz também confirmou que permaneceram em Buner membros locais dos talibãs, sem precisar o número.

str-shk/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG