Talibãs atacam base espanhola no Afeganistão

Cabul, 2 fev (EFE).- Os talibãs lançaram dois projéteis sobre o aeroporto e a base das tropas espanholas na cidade afegã de Herat (oeste do país), mas não foram registradas vítimas e danos materiais, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

Segundo a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, pela sigla em inglês) em breve comunicado, o fato aconteceu ontem à noite na base de Camp Arena, do comando regional oeste, que abrange as províncias afegãs de Badghis, Herat, Farah e Ghor.

Uma fonte do Ministério de Defesa da Espanha, porém, garantiu que houve três projéteis. Dois deles teriam atingido a parte norte da Base de Apoio Avançado das tropas espanholas e o terceiro teria caído do lado de fora, ao lado da pista de voo.

O coronel chefe da base, Manuel Fernández-Rocha Teigell, disse que escutou três explosões, e imediatamente as tropas iniciaram o protocolo de alarme por ataque de foguetes e encontraram o lugar onde os projéteis tinham impactado.

Os disparos aconteceram horas depois do ataque sofrido por um comboio espanhol no Afeganistão, no trecho da localidade de Sang-Atesh, no qual morreu o soldado John Felipe Romero Meneses e outros seis militares ficaram feridos.

A ministra espanhola de Defesa, Carme Chacón, chegou hoje a Herat para obter em primeira mão informações sobre o ataque e coordenar a repatriação do corpo do militar falecido e dos feridos. EFE lo-daa/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG