Talibãs afegãos ameaçam vários países em vídeo

Os talibãs ameaçaram vários países que mantêm tropas no Afeganistão, incluindo Estados Unidos, França e Espanha, em um vídeo distribuído em 14 de novembro e detectado pelas forças espanholas, informou a rádio Cadena Ser.

AFP |

Os países ameaçados no vídeo de 42 minutos são Estados Unidos, Espanha, Austrália, Dinamarca e França, além de Israel, que não mantém tropas no país.

As primeiras imagens do vídeo mostram as bandeiras destes países e a da ONU, que em seguida explodem e são substituídas por uma bandeira islâmica branca.

O vídeo ameaça os países "fora e dentro do território afegão caso não se retirem do Afeganistão".

Um líder talibã fala em dari (variante do persa), cercado de quatro talibãs armados com fuzis kalashnikov. Em outras imagens aparecem soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan e atentados suicidas no Iraque, Afeganistão e territórios palestinos.

O vídeo foi distribuído em 14 de novembro, cinco dias depois de um atentado suicida no Afeganistão que matou dois soldados espanhóis. De acordo com a Cadena Ser, as forças de Madri confirmaram a autenticidade da fita.

Os autores do vídeo, gravado na região norte do Afeganistão, integram um grupo étnico misto dirigido pelo líder talibã Shayj Abd al-Basit e são considerados um dos grupos mais agressivos e perigosos, segundo a rádio.

vg/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG