Taliban teve de recuar, mas há muito ainda a fazer, diz Obama

LONDRES (Reuters) - Tropas norte-americanas e aliadas forçaram o recuo de insurgentes do Taliban em uma grande ofensiva no Afeganistão, mas ainda há muito a fazer, disse neste sábado o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Sabíamos que este verão (no Hemisfério Norte) seria de lutas duras ... Eles (o Taliban), acho, foram forçados a recuar, mas ainda temos muito caminho a percorrer. Temos de passar pelas eleições, disse ele em entrevista à Sky News durante sua visita a Gana.

Reuters |

Ele afirmou que os EUA e seus aliados teriam de avaliar a situação depois da eleição presidencial afegã em 20 de agosto para saber o que mais poderiam fazer. "Pode não ser pelo lado militar, pode ser pelo lado do desenvolvimento," comentou.

Forças norte-americanas e britânicas estão envolvidas em duros combates no bastião taliban de Helmand, no sul do Afeganistão.

Obama elogiou "o extraordinário papel" dos soldados britânicos no país e deu solidariedade às famílias de oito deles que morreram lá nos últimos dias.

Perguntado se Washington ainda precisava de forças britânicas no Afeganistão agora que está elevando suas tropas no local, Obama disse: "A contribuição dos britânicos é crítica."

"Esta não é uma missão americana. A missão no Afeganistão é uma em que os europeus têm uma participação tão grande, se não for maior, do que a nossa... A probabilidade de um ataque terrorista em Londres é pelo menos tão alta, se não for maior, do que nos EUA," comentou.

O mais importante para Washington e seus aliados é combinar seus esforços no Afeganistão com diplomacia eficiente e desenvolvimento "de forma que os afegãos tenham participação maior e maior capacidade de ter segurança em seu país," afirmou.

Depois da eleição do mês que vem, "precisamos começar a direcionar nossa atenção para como criar um exército afegão, uma polícia afegã," disse Obama.

(Reportagem de Adrian Croft)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG