Taiwan registra primeiro caso de gripe H1N1

TAIPEI (Reuters) - Taiwan registrou nesta quarta-feira seu primeiro caso de gripe H1N1, em um estrangeiro que entrou no país vindo dos Estados Unidos. A vítima é um médico de 52 anos que chegou de avião a Taipei na terça-feira à noite, disse Shin Wen-yi, vice-diretor do Centro de Controle de Doenças do Departamento de Saúde, durante uma coletiva de imprensa.

Reuters |

"Ele deixou Taiwan em 20 de abril para Nova York e estava em Nova York em um barco fazendo trabalhos médicos até 17 de maio", disse Shin, negando-se a comentar a nacionalidade do homem.

A vizinha China registrou quatro casos no continente, enquanto Hong Kong, uma região administrativa especial da China, confirmou outros três. Pequim clama soberania sobre Taiwan desde o fim da guerra civil chinesa, em 1949.

A grande maioria dos casos de gripe H1N1 foi registrada no México e nos Estados Unidos, mas o alastramento da doença levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar no final de abril que uma pandemia é iminente. Hoje cerca de 40 países registraram casos da nova gripe, popularmente chamada de gripe suína.

O nível de alerta pandêmico da OMS está agora em 5, em uma escala de 1 a 6.

(Reportagem adicional de Jeanny Kao)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG