Taiwan envia tropas para ajudar as vítimas do tufão Morakot

O governo de Tapei, acusado de não ajudar os afetados pela passagem do tufão Morakot, que deixou mais de 100 mortos, decidiu nesta quinta-feira enviar mais tropas para participar do resgate de pessoas isoladas pelas avalanches de lama e lodo.

AFP |

Cerca de 4.000 soldados extras foram enviados às regiões afetadas, elevando para 38.000 o número de militares que participam das tarefas de socorro desde de que Taiwan foi atingida no final de semana passada pelo tufão mais mortal dos últimos 50 anos, com um balanço que aumentou nesta quinta para 108 mortos e pode continuar aumentando.

Helicópteros rastreiam as regiões do sul e centro da ilha, jogando comida e medicamentos aos povoados isolados do resto do mundo e resgatando sobreviventes da chuva persistente.

Cerca de 14.000 pessoas foram resgatadas por helicópteros desde a passagem do tufão, que provocou precipitações de 3.000 mm (3m) de água, enquanto sobreviventes e políticos denunciaram a falta de esforços do governo para ajudar os taiwanenses.

Dezenas de povoados ficaram totalmente isolados após a lama arrastar estradas e pontes.

A polícia e os militares tiveram que dispensar os habitantes que ficaram sem notícias de seus familiares e que haviam procurado uma central de socorro para tentar embarcar nos helicópteros que seguiam para zonas atingidas.

"O governo demorou a reagir e não foi eficiente", afirma o jornal Apple Daily, em editorial que retoma as criticas da imprensa e da população.

O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, criticado pela sua má condução da situação, foi repreendido por dezenas de sobreviventes do tufão durante uma visita que fez ao condado de Yunlin.

Acusado de não pedir ajuda internacional, o dirigente disse que Estados Unidos, Japão e Cingapura haviam enviado doações, e enfatizou que a ajuda de outros países era bem-vinda.

As equipes de socorro encontraram cerca de mil sobreviventes e centenas de outros foram resgatados por avião.

Cerca de 200 pessoas continuam isoladas à espera de serem evacuadas na cidade de Liukuai, segundo a National Fire Agency.

O Tufão Morakot causou danos materiais ao setor agrícola Taiwan avaliados em pelo menos 280 milhões de dólares e provocou perdas de dezenas de milhões de dólares no turismo.

Em agosto de 1959, um tufão deixou 667 mortos e cerca de 1.000 desaparecidos em Taiwam.

bur-aw/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG