Taiwan e China vão abrir primeiros escritórios de representação desde 1949

Taipé, 11 abr (EFE).- Taiwan e China trocarão em maio escritórios de turismo, que serão as primeiras representações de cada território em seu rival em 60 anos, segundo anunciaram hoje fontes da Associação de Turismo do Estreito de Taiwan (Atet).

EFE |

Pela parte taiuanesa, a diretora geral de Turismo, Janice Lai, presidirá a inauguração da representação da ilha em Pequim, no dia 4 de maio, informaram funcionários da Atet, citados pela agência taiuanesa "CNA".

Pela parte chinesa, o chefe da Administração Nacional de Turismo, Shao Qiwei, liderará a delegação de seu país que inaugurará o escritório chinês em Taiwan, no dia 7 de maio, assinalaram as mesmas fontes.

A troca de escritórios turísticos foi acertado em negociações realizadas há mais de um ano, entre fundações de Taiwan e China, e está ligada à abertura da ilha ao turismo chinês em 2008 e à melhora dos laços desde maio do mesmo ano.

A princípio, a troca de escritórios estava prevista para o final de 2009, mas devido a problemas técnicos foi adiada até maio deste ano.

Depois do final da guerra civil chinesa em 1949, os laços de transporte entre China e Taiwan foram suspensos e até 1987 não se permitiram as viagens de taiuaneses à China.

Atualmente, mais de três milhões de taiuaneses viajam à China anualmente e a ilha espera que, no prazo de vários anos, cheguem mais de um milhão de turistas chineses a Taiwan. EFE flp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG