Taiwan aprova US$2,9 bi para reconstrução após tufão

TAIPÉ (Reuters) - O governo de Taiwan aprovou um orçamento especial de 100 bilhões de dólares taiwaneses (2,9 bilhões de dólares), nesta quinta-feira, para a reconstrução após a passagem do pior furacão em 50 anos, que matou cerca de 500 pessoas e causou destruição no sul da ilha. O dinheiro será utilizado durante três anos para recuperar áreas danificadas, onde o prejuízo de fazendas e fábricas somaram cerca de 15 bilhões de dólares taiwaneses.

Reuters |

Parte da infraestrutura no sul de Taiwan, incluindo 260 segmentos de estrada, também foram destruídos, causando prejuízo na economia a curto prazo.

Os danos causados pelo furacão Morakot, que atingiu Taiwan há uma semana, atingiu a popularidade do presidente Ma Ying-jeou, cujo governo recebeu críticas pela demora em responder à tragédia.

Autoridades confirmaram que 141 pessoas morreram e outras 440 estão desaparecidas. O número de mortos final deve aumentar para mais de 500.

"Equipes de ajuda estão mudando da fase de resgate para uma fase de reconstrução e restabelecimento", informou o governo em comunicado após um encontro nesta quinta- feira para aprovar o orçamento especial. "Nenhum departamento do governo pode dar qualquer passo errado."

(Reportagem de Lin Miao-jung e Ralph Jennings)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG