rebatizada de gripe A H1N1), em um paciente que retornou de um país não identificado, anunciou o primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva. Agora, com o anúncio de Cuba de que também teve um paciente com o caso, o número de países com contaminados chega a 32." / rebatizada de gripe A H1N1), em um paciente que retornou de um país não identificado, anunciou o primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva. Agora, com o anúncio de Cuba de que também teve um paciente com o caso, o número de países com contaminados chega a 32." /

Tailândia e Cuba confirmam primeiros casos de gripe suína

A Tailândia confirmou o primeiro caso de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1), em um paciente que retornou de um país não identificado, anunciou o primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva. Agora, com o anúncio de Cuba de que também teve um paciente com o caso, o número de países com contaminados chega a 32.

Redação com agências internacionais |

Abhisit declarou à imprensa que os exames realizados nos Estados Unidos pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) confirmou a presença do vírus no paciente.

"O paciente está totalmente curado e voltou para casa", completou o premier.

Balanço

O país com maior número de casos é os Estados Unidos, onde 2.532 pessoas foram infectadas e três morreram. Já o maior número de mortes (48) foi registrado no México, onde 1.626 pessoas foram contaminadas.

Vítimas fatais também foram registradas no Canadá (284 casos e uma morte) e na Costa Rica (oito casos e uma morte).

Reuters
Mulher chinesa coloca máscara em seu marido

Mulher chinesa coloca máscara em seu marido

China

O último boletim da OMS, divulgado na manhã desta segunda-feira, já reconhece o primeiro caso de "gripe suína" registrado na China. O infectado é um estudante chinês de 30 anos que viajou recentemente aos Estados Unidos.

O paciente, identificado apenas como Sr. Bao, chegou à China no sábado. Ele veio do Estado de Minnesota via Tóquio e passou por Pequim antes de chegar a Chengdu, capital da província de Sichuan.

O paciente está internado numa ala isolada do hospital de Chengdu para doenças infecciosas. O governo está tentando alcançar todas as pessoas que entraram em contato com o Sr. Bao no vôo NW029 da companhia aérea americana Northwest Airlines, para colocá-las sob observação.

Cerca de 130 dos 150 passageiros que estavam na conexão doméstica, U8882 Pequim-Chengdu da Sichuan Airlines, já estão em quarentena, informou a imprensa estatal chinesa nesta segunda-feira.

Há quase duas semanas, um caso foi registrado em Hong Kong, uma região administrativa independente de Pequim. O infectado era um turista mexicano que aterrissou na região vindo da Cidade do México, num voo da Aeroméxico via Xangai. Todas as pessoas que tiveram contato com ele durante a viagem ficaram de quarentena.

As autoridades de Hong Kong retiveram por uma semana quase 300 pessoas de diversas nacionalidades que estavam no mesmo hotel que o turista mexicano. Os hóspedes só foram liberados na última sexta-feira, após não apresentarem nenhum sintoma da doença.

Leia também


"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

**Com informações da AFP, Efe e Reuters**



    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG