Tadjiquistão, Afeganistão e Paquistão reforçam cooperação trilateral

Dusambe, 30 jul (EFE).- Os presidentes do Tadjiquistão, do Afeganistão e do Paquistão conversaram hoje sobre a cooperação trilateral no âmbito da segurança regional, assim como a realização de projetos em matéria energética e de infraestrutura.

EFE |

"Nossos acordos na reunião trilateral têm um significado construtivo no plano de nossas relações tradicionais de amizade e cooperação trilateral em vários âmbitos", afirmou o chefe do Estado tadjique, Emomali Rakhmon.

O pressente tadjique disse ter conversado com seus colegas afegão, Hamid Karzai, e paquistanês, Asif Ali Zardari, a cooperação em questões regionais e internacionais, que centram um acordo firmado por eles nesta cúpula.

"Estudamos também a proposta do Tadjiquistão para a criação de um centro regional de luta contra o tráfico de drogas, chamado a ser uma arma real para frear este fenômeno negativo", afirmou.

Rakhmon afirmou que recebeu os hóspedes em sua residência de campo, 45 quilômetros ao norte de Dusambe, e que "os três Estados expressaram seu entusiasmo com o plano de cooperação para a luta contra desafios e ameaças como o terrorismo, o separatismo, o extremismo e o crime organizado".

Já Karzai ressaltou que "o passo dado pelos três países é um grande passo".

Ele acrescentou que o "Afeganistão apoia totalmente e assume todas as medidas e passos necessários para implementar todos os objetivos abordados".

"Decidimos nos manter unidos para confirmar e deixar claro ao mundo que juntos superaremos qualquer prova e solucionaremos todas as questões que afetem nossos interesses, tais como a guerra contra o terrorismo e o futuro para as novas gerações de nosso povo", disse o presidente paquistanês.

Após a reunião, os três chefes de Estado voltaram à capital tajique, onde devem se encontrar com o presidente russo, Dmitri Medvedev.EFE gln/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG