Tabaré Vázquez visitará Lula em Brasília para discutir crise, comércio e energia

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, viaja na segunda-feira a Brasília para uma reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversará a respeito de comércio e integração em tempos de crise global, segundo fontes diplomáticas.

AFP |

Vázquez está preocupado com o impacto da crise no Brasil, principal parceiro comercial do Uruguai, onde analistas privados alertam para um sombrio panorama econômico, com a interrupção de seu ciclo de crescimento.

Em fevereiro, as exportações uruguaias sofreram uma forte queda pelo quarto mês consecutivo, com -20,2% em relação ao mesmo mês de 2008, segundo dados do instituto Uruguai XXI. A baixa é atribuída à queda dos mercados, à queda dos preços internacionais e à redução da demanda causada pela crise global.

Em janeiro, as exportações já haviam caído 5,3%, somando-se a um recuo de 5,8% em dezembro e de 8,1% em novembro.

As vendas para o Brasil, principal destino das exportações uruguaias, caíram 1,9% em fevereiro, enquanto as vendas para a Argentina despencaram 18,9%.

Segundo as fontes consultadas, Vázquez e Lula "analisarão juntos a repercussão" da crise internacional na região. O governante uruguaio tentará manter o mercado brasileiro aberto aos produtos de seu país, acrescentaram.

Além disso, estarão sobre a mesa os temas da "integração energética" e do "fornecimento de energia elétrica do Brasil".

Acompanharão Vázquez na visita os ministros Alvaro García (Economia) e Daniel Martínez (Indústria e Energia), assim como o presidente da petroleira estatal uruguaia Ancap, Raúl Sendic.

yow/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG