Sydney sedia olimpíadas de veteranos

A cidade de Sydney, na Austrália, está sediando neste mês os Jogos Mundiais de Veteranos, uma espécie de olimpíadas para atletas veteranos, com participantes de até 101 anos de idade. A sétima edição dos jogos, realizados a cada quatro anos, reúne 28 mil atletas de 95 países.

BBC Brasil |

Entre eles há 249 brasileiros competindo em 28 modalidades.

Com inscrições abertas a todas as habilidades e a quase todas as idades, os Jogos Mundiais de Veteranos atraem duas vezes mais competidores do que os jogos olímpicos, exatamente por ser aberto a todos os tipos de atletas, com maior ênfase na participação em si do que na competição.

Para participar do evento, basta ter a idade mínima exigida para cada esporte, que varia de 25 a 35 anos, dependendo da modalidade.

O brasileiro Mauro Campagnolo, de 61 anos, está participando do evento pela segunda vez. Sua primeira competição foi há quatro anos, no Canadá.

Ele é integrante da única seleção de vôlei masculina brasileira, formada apenas por jogadores acima dos 60 anos de idade.

Segundo Campagnolo, a maioria dos competidores compete por conta própria. "Poucos são patrocinados", diz ele, "muitos que participaram e foram atletas olímpicos, hoje veem os jogos como uma oportunidade de diversão e reencontro com antigos colegas".

O Brasil se destacou no vôlei feminino. A equipe de Brasília, formada por jogadores acima dos 40 anos, conquistou medalha de ouro e o time de Pernambuco ficou com a medalha de bronze, na mesma categoria. A equipe brasileira de voleibol feminino na categoria acima dos 60 anos também levou o ouro.

Neste ano a competidora mais velha dos jogos é a australiana Ruth Firth, de 101 anos, que conquistou medalha de ouro no arremesso de peso e bateu recorde mundial dentro da sua categoria de idade.

A primeira edição dos jogos foi realizada em Toronto, no Canadá, em 1985. Esta já é a terceira vez que a Austrália sedia o evento. Em 1994 ele foi realizado na cidade de Brisbane, e em 2002 Melbourne foi a cidade anfitriã.

As competições - que começaram no dia 10 e vão até o dia 18 de outubro - contaram com seis mil voluntários na comissão organizadora do evento que será realizado em 70 localidades esportivas ao redor da maior cidade australiana.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG