Sydney amanhece sob nuvem vermelha após tempestade de areia

Sydney - Uma grande tempestade de areia fez Sydney, a maior cidade da Austrália, amanhecer hoje sob uma espetacular penumbra vermelha e paralisou a atividade no começo da manhã, informaram testemunhas e fontes oficiais.

EFE |

O tom vermelho da nuvem de areia - que dava a impressão de que um enorme incêndio florestal rodeava a cidade e fez com que alguns residentes ligassem para a rádio ABC temendo pelo "o fim do mundo" - se suavizou em poucas horas e passou a um tom amarelado, segundo comprovou a EFE.

AFP
Nuvem de areia em Sidney
Nuvem de areia em Sidney


A tempestade de areia, procedente do deserto do interior do país, começou durante a noite e afetou grande parte do estado de Nova Gales do Sul, com ventos superiores a 100km/h.

O transporte público ficou suspenso e as autoridades sanitárias emitiram um alerta para que os cidadãos com problemas respiratórios, asma ou problemas de coração não saíssem à rua.

Vários voos internacionais tiveram que ser atrasados ou desviados a Melbourne e Brisbane, e as partidas do porto foram canceladas pela pouca visibilidade.

Os meteorologistas advertiram que a tempestade continuará durante as próximas horas e com vendavais de cada vez maior intensidade enquanto avança em direção a Brisbane e depois Nova Zelândia, e atribuíram o fenômeno à seca que padece vastas zonas do país.

Nestes momentos, a areia cobre desde Newcastle, cerca de 160 quilômetros ao norte de Sydney, até Dubbo, 500 quilômetros ao interior e Wollongong, 85 quilômetros ao sul, onde as chuvas criaram rios de lodo.

Enquanto isso, outros estados da Austrália também sofrem o impacto do clima.

Queensland, que se prepara para receber a nuvem vermelha de Sydney, tem ativos vários incêndios florestais; Nova Gales do Sul e Canberra registraram tempestades elétricas e Victoria se encontra sob alerta por inundações e fortes ventos.

Leia mais sobre: Austrália

    Leia tudo sobre: austráliasidneytempestade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG