Suspenso alerta de tsunami na Indonésia

Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter foi registrado no mar na manhã de domingo (horário local) a sudoeste de Manokwari, ao longo da província indonésia de Papua, anunciou a agência indonésia de meteorologia e geofísica.

AFP |

Um alerta de tsunami foi lançado, mas suspenso pouco depois.

O terremoto foi registrado àd 0sH43 locais (17H43 deste sábado, horário de Brasília) a 10 km de profundidade, a cerca de 135 km de Manokwari, destacou a agência.

Moradores em pânico deixaram apressadamente suas casas no momento em que Manokwari, capital da província, era sacudida pelo terremoto, mas não há, por enquanto, registro de vítimas ou danos materiais, disse um policial à AFP.

"O terremoto foi muito forte, e durou cerca de três minutos. Como a eletricidade foi cortada, ainda não verificamos os danos em todos os edifícios", declarou.

"A polícia e o exército estão levando as pessoas para lugares mais altos, devido ao alerta de tsunami e a nossa situação no litoral", acrescentou.

A Indonésia foi o país mais duramente atingido pelo tsunami de dezembro de 2004, que deixou mais de 200.000 mertos em 11 países da Ásia, sendo mais de 168.000 somente na província indonésia de Aceh.

O arquipélago indonésio fica na junção de três placas tectônicas e é freqüentemente abalado por terremotos.

aub/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG