Suspeito de atentado frustrado em Nova York ameaça EUA em vídeo

Em audiência, americano de origem paquistanesa afirmou ter colocado explosivos em carro abandonado na Times Square em maio

AFP |

O paquistanês Faisal Shahzad, acusado de ser o responsável pelo atentado frustrado na Times Square em Nova York, em maio passado, apareceu em um vídeo gravado antes de sua detenção e divulgado nesta quarta-feira pelo canal Al-Arabiya, afirmando estar preparando ataques contra os Estados Unidos.

© AP
Faisal Shahzad, em foto divulgada pela polícia dos EUA
"Este ataque nos Estados Unidos será uma vingança para todos os mujahedines (combatentes da guerra santa) ... e muçulmanos oprimidos, incluindo... Abu Musab al-Zarqaui", chefe da Al-Qaeda no Iraque morto em 2006, afirmou Shahzad na gravação.

"Vou realizar esses ataques em nome deles, e espero que isso agrade aos muçulmanos", garantiu ainda no vídeo, o primeiro registro comprovando seu envolvimento com o ataque frustrado e a Al-Qaeda.

O vídeo, com autenticidade ainda não confirmada, foi feito em inglês e com uma voz em ao fundo falando em árabe. "Com a Jihad (guerra santa), os fundamentos do islamismo podem ser reforçados e o mundo de Alá e sua religião vão prevalecer", disse.

"O abandono da Jihad destruiu a religião muçulmana e colocou o povo em uma posição humilhante, pois eles roubam nossas terras e nossa identidade", acrescentou o suspeito.

Faisal Shahzad, de 30 anos, foi formalmente acusado de terrorismo em maio. Ele teria estacionado um veículo 4x4 da Nissan, com uma bomba capaz de causar muitos estragos - mas com defeito - na Times Square, área mais movimentada de Manhattan, frequentada por milhares de pessoas que vão aos teatros, cinemas e pontos turísticos.

Ele foi preso antes de seu voo decolar do aeroporto de Atlanta (Geórgia, sudeste) e 53 horas depois de a polícia descobrir a bomba artesanal. O motor do carro soltava fumaça em frente a um teatro onde era exibido o musical "O Rei Leão". Segundo as autoridades americanas, ele admitiu seu envolvimento na tentativa de atentado .

    Leia tudo sobre: Estados Unidoscarro-bombaTimes Square

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG