Surto de cólera causa 291 mortes no leste da Indonésia

Jacarta, 17 set (EFE).- Pelo menos 291 pessoas morreram desde abril na província de Papua, no leste da Indonésia, em um surto de cólera que ameaça se tornar uma epidemia, informou hoje a ONG Survival International.

EFE |

A denúncia da entidade se soma às realizadas nos últimos meses por várias organizações e paróquias locais da região, uma das menos povoadas e desenvolvidas da Indonésia.

A Survival International destacou em seu comunicado que diferentes organismos já se dirigiram ao Governo indonésio e à Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertarem sobre a situação, mas que ainda não receberam resposta.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, afirmou que "a ajuda médica apropriada é urgente para prevenir mais mortes por cólera".

Em julho, várias paróquias protestantes de Papua denunciaram 156 mortes por diarréia, um dos sintomas da cólera, e disseram que o número total de mortes poderia aumentar por causa da escassez de remédios e de pessoal médico na região.

A Indonésia é afetada periodicamente por surtos de diarréia, normalmente após catástrofes naturais, que impedem durante dias ou semanas o acesso da população a água potável, o que favorece o surgimento de epidemias. EFE jpm/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG