zona de paz - Mundo - iG" /

Sul-coreanos querem tornar fronteira entre Coréias zona de paz

Seul, 29 jul (EFE).- A província sul-coreana de Gangwon apresentou hoje um plano para transformar a região desmilitarizada entre as Coréias do Sul e do Norte, que divide os dois países desde 1953, em uma zona de paz.

EFE |

Em coletiva de imprensa, o governador de Gangwon, Kim Jin-Sun, manifestou sua intenção de pôr esse projeto em funcionamento como "símbolo de vida e paz", a fim de diminuir a tensão na Península Coreana e de abrir caminho rumo à unificação dos dois países.

O plano consiste em desenvolver a zona para atrair o turismo internacional e em criar um complexo industrial de paz entre as duas Coréias, entre outros projetos, já que a natureza da zona desmilitarizada tem grande importância ecológica.

Segundo Kim, Gangwon, ao norte de Seul, é a província que abrange quase dois terços dos 248 quilômetros de zona desmilitarizada.

Para pôr o plano em prática, o governador destacou a necessidade do apoio do Governo central e a cooperação da Coréia do Norte.

No entanto, o anúncio chega em um momento com as relações entre as duas Coréias estagnadas desde a posse, em fevereiro, do novo presidente sul-coreano, Lee Myung-bak.

A tensão entre Pyongyang e Seul aumentou recentemente após a morte de uma turista sul-coreana em Geumgang, na Coréia do Norte.

EFE ce/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG