Sul-americanos discutem declaração unitária para cúpula com África

Caracas, 12 set (EFE).- Delegados dos países sul-americanos discutiram hoje em Caracas uma declaração unitária visando a 2ª Cúpula América do Sul-África, que será realizada na capital venezuelana entre 24 e 29 de novembro.

EFE |

O vice-chanceler venezuelano para a África, Reinaldo Bolívar, apontou em declarações aos jornalistas que o documento base sobre o qual trabalham as 12 delegações possui "mais de 50 parágrafos" e que esperam terminar o texto definitivo para uma próxima reunião que ocorrerá em Caracas "em no máximo três semanas".

As datas previstas para a cúpula serão mantidas apesar de para o dia anterior ao início do encontro, 23 de novembro, estar prevista na Venezuela a realização de eleições regionais e municipais, confirmou Bolívar.

O vice-ministro declarou que a reunião será "das mais importantes na história das relações multilaterais", devido ao "número de chefes de Estado que presenciarão".

"O esforço que estamos fazendo é para que todos venham à Venezuela", disse Bolívar em relação à eventual presença dos chefes de Estado dos 54 países africanos e dos 12 sul-americanos, já que a "intenção é alcançar um sucesso total", acrescentou.

O funcionário venezuelano explicou que o documento base sobre o qual trabalham as 12 delegações afeta uma grande variedade de áreas, como a econômica, a energética ou as telecomunicações, por isso, o texto "deverá ser consultado com os respectivos Ministérios" de cada país com o intuito de conseguir um acordo unitário.

"Concordamos que os parágrafos sejam revisados e trocados entre os 12 países e que na próxima reunião sejam completados os mais de 50 parágrafos", afirmou Bolívar como a principal conclusão da reunião que começou ontem e termina hoje em Caracas.

"Em 2006, foram abertas as portas para discussão para a cooperação entre África e América do Sul, o que esperamos agora é que haja uma agenda estratégica de ação", acrescentou. EFE mmm/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG