Suíça representará interesses da Geórgia na Rússia

Tbilisi, 12 jan (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Geórgia, Grigori Vashadze, e sua colega suíça, Micheline Calmy-Rey, trocaram hoje as mensagens que constituem o acordo por meio do qual a Suíça representará os interesses da Geórgia na Rússia.

EFE |

A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia após o conflito armado de agosto, depois de Moscou reconhecer a independência das regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia no dia 26 de agosto.

O acordo russo-suíço similar ao assinado hoje em Tbilisi foi firmado por Calmy-Rey com o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, no dia 13 de dezembro em Moscou.

No dia 3 de setembro a Rússia e a Geórgia fecharam suas respectivas embaixadas em Tbilisi e Moscou, embora mantenham relações consulares.

Fontes da embaixada russa disseram hoje para a Agência Efe que "as seções de interesses da Rússia e da Geórgia nas respectivas missões diplomáticas suíças em Moscou e em Tbilisi abrirão em breve e de forma simultânea".

Os dois países protagonizaram um breve, mas sangrento, conflito armado pelo controle da Ossétia do Sul entre os dias 8 e 12 de agosto do ano passado.

No início do mês seguinte, Moscou assinou com as regiões separatistas acordos de amizade, cooperação e assistência em caso de agressão que contemplam a presença permanente de tropas russas em seus territórios. EFE mv/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG