Suécia retomará negociações para adesão da Croácia à UE

ESTOCOLMO (Reuters) - A Suécia, que está na presidência rotativa da União Europeia (UE), disse nesta terça-feira que irá convocar uma conferência intergovernamental para retomar as negociações de adesão da Croácia ao bloco, estagnadas por uma disputa de fronteira de 18 anos com a Eslovênia. Em uma carta a seu homólogo croata, o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, disse que Croácia e Eslovênia concordaram em tentar resolver o impasse das fronteiras com ajuda da presidência europeia.

Reuters |

Os dois países irão enviar a questão para um painel de arbitragem ou concluir um acordo bilateral com a supervisão da

UE.

"A continuação das negociações entre Croácia e Eslovênia sobre a disputa de fronteira será convocada simultaneamente com a IGC (conferência intergovernamental)", informou a carta vista pela Reuters.

A Eslovênia, que em 2004 se tornou o único país da ex-Iugoslávia a fazer parte da UE, interrompeu a tentativa de adesão da Croácia desde dezembro por causa do impasse na fronteira, acentuado depois da independência das duas nações, em 1991.

O comissário europeu para a ampliação do bloco, Olli Rehn, disse anteriormente que a UE espera concluir as discussões para adesão da Croácia no primeiro semestre de 2010.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG